26
dez 2013
Postado por: 0 Comentário

São rugas, manchas e imperfeições que surgem, principalmente, na pele do rosto e do dorso das mãos, derivadas do acúmulo de luz solar adquirido durante os anos. Basicamente, a prevenção deve ser feita desde a infância com a aplicação diária de filtros solares e uso de roupas e chapéus apropriados quando em exposição ao sol, diminuindo o número de horas de exposição solar na vida. . Quando os sinais do fotoenvelhecimento (ou fotodano) se fazem presentes, diversos produtos e procedimentos podem minimizar seus efeitos, melhorando a estética. Para ter a real proporção da ação do sol observe as áreas que nunca pegaram sol em uma pessoa acima de 60 anos e acredite que a pele face seria exatamente a mesma se não tivesse sido exposta no transcorrer da vida.
Exemplo:

Um homem com duas caras

Um homem com duas caras

O sol tornou o motorista de caminhão Bill McElligott, 69, um homem com duas caras.
O lado direito de seu rosto parece o de uma pessoa de 69 anos. O lado esquerdo, devido à forte exposição ao sol durante 28 anos, parece o rosto de alguém 20 anos mais velho.
Bill dirigiu um caminhão de entrega em Chicago, EUA, por 28 anos, em uma rota diária de nove horas.
Os raios solares (radiação ultravioleta A – UVA), penetrando através da janela do caminhão, foram, ao longo dos anos, devastando a pele do rosto do caminhoneiro, à esquerda, segundo o dermatologista Dr. Jennifer RS Gordon, que descreveu este caso noThe New England Journal of Medicine
É um caso acentuado de dermatoheliose unilateral.