9
dez 2013
Postado por: 0 Comentário

Dermatite Atópica

Chama-se atopia a um conjunto de doenças de causas alérgicas que podem estar presentes em vários membros da mesma família como a asma, a rinite alérgica e o eczema atópico. O eczema pode se manifestar desde a infância e costuma melhorar na idade adulta. O quadro é de lesões avermelhadas e com bastante coceira. O rosto, o pescoço, a parte interna dos braços e pernas são as áreas mais afetadas. Um espessamento da pele é comum se as lesões cronificarem.

 

Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma doença de pele crônica, freqüente, não contagiosa, que costuma acometer áreas mais úmidas e gordurosas da pele, como o couro cabeludo e face (principalmente as regiões próximas ao nariz e sobrancelhas). No couro cabeludo é vulgarmente conhecida como caspa e manifesta-se través de descamação e coceira. Na face é mais comumente vista através do avermelhamento e descamação.

 

Dermatite de Contato

Alergia causada por agente externo de contato com a pele. Pode ocorrer por reação alérgica do organismo ao produto ou por irritação direta dele na pele. Pode manifestar-se imediatamente após a pele entrar em contato com a substância ou através do uso repetitivo através dos anos. Manifesta-se através de lesões avermelhadas que coçam.

 

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica e tem períodos e melhora e piora que não tem relação com a idade. Existem várias formas de manifestações sendo a mais comum através de placas vermelhas descamativas. Aparecem mais em cotovelos, virilhas, joelhos, couro cabeludo, final da coluna, porém podem estar presentes em qualquer parte da pele.

 

Alergia

Lesões que coçam que podem manifestar-se de várias formas e diferentes causas.

 

Sinais de Pele

Sinais ou pintas de pele são tecnicamente chamados de nevos melanocíticos. Variam de cor e tamanho, podendo ser cor da pele ou marrom-escuros, e medir de poucos milímetros até 5-10 cm de diâmetro. Alguns sinais, presentes desde o nascimento, podem ultrapassar estes tamanhos e acometer grandes extensões da pele; são chamados de nevos gigantes. Devem ser acompanhados, e alguns removidos, pela associação que podem ter com o surgimento do melanoma. É importante realizar o auto-exame da pele de 3/3 meses em casa e revisões anuais dos sinais com o seu dermatologista. Prestar muita atenção a mudanças de cor e tamanho em sinais, assim como, no aparecimento de outros novos.

 

Dermatoses Virais

Diferentes tipos de vírus que acarretam diversas manifestações cutâneas. Algumas das dermatoviroses comuns são verrugas, molusco contagioso e o herpes. Também existem viroses com manifestações na pele que tem comprometimento em todo organismo como a varicela e sarampo.

 

Dermatoses Parasitárias

Existem parasitas que podem que podem colonizar a pele e seus anexos. O mais comum está relacionado a escabiose (sarna) e pediculose (piolho).

 

Vitiligo

São manchas brancas que surgem na pele por perda da pigmentação. Qualquer parte do corpo pode ser acometida. É mais comum em jovens, porém pode ocorrer em qualquer idade. Alguns tipos de vitiligo podem estar associados a doenças internas e devendo ser investigados.

 

Urticária

É um tipo de reação alérgica muito frequente. É classificada em aguda quando as crises duram menos do que 6 semanas e crônica quando se tornam persistentes por mais tempo. As lesões são áreas de pele vermelhas, edematosas, com muita coceira. Tentem a ir mudando de lugar. Pode ser causadas por medicamentos, alimentos, conservantes, corantes, fenômenos físicos (calor, frio, água) ou doenças da tireóide e, a maioria, não se identifica uma causa precisa. O estresse pode ser um fator precipitante.