Cosmética | Ana Paula Dornelles Manzoni

9
dez 2013
Postado por: 0 Comentário

Peeling

O peeling químico consiste na aplicação tópica de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações da pele. Dependente do agente utilizado pode ser obtida a remoção bem superficiais de recuperação rápida até remoções mais profundas que exigem maiores cuidados e tempo de recuperação. Auxiliar no tratamento de manchas, cravos, acnes e envelhecimento cutâneo.

 

Laser

A Dermatologia moderna utiliza estas tecnologias para: depilação definitiva (considerada a ausência de pelos por peródos superiores há 6 meses),olheiras, manchas, vasos, estrias e cicatrizes, além do tratamento do envelhecimento.

 

Correção de cicatrizes de Acne

tratamento que deve ser adequado aos diferentes tipos de cicatrizes existentes. Pode ser necessário a utilização de peelings, preenchimentos, técnica de CROSS e lasers.

 

Toxina Botulínica

Proporciona o relaxamento temporário da atividade muscular do local onde é aplicada e por isso e utilizada para corrigir diversas situações clinicas e esteticas. Foi inicialmente utilizada para tratamento de espasmos oculares e hoje esta substância é muito usada para a correção de rugas da expressão facial. Também é usada o tratamento da hiperidrose (aumento de suor).

 

Vasos da Face

Pequenos trajetos avermelhados, mais comuns na lateral do nariz e bochechas. Tratados mais comumente com Luz Intensa Pulsada.

 

Preenchimento com Ácido Hialurônico

Técnica utiliza para corrigir rugas estáticas, como a do sulco nasogeniano (bigode chinês), para aumentar o volume dos lábios, para corrigir cicatrizes deprimidas de acne, entre outros. O preenchedor mais utilizado e o ácido hialurônico, que é um material gelatinoso, biodegradável e que não costuma causar reações adversas. O procedimento é antecedidode anestesia realizada com cremes de anestésicos tópicos ou injeção local. No preenchimento com acido hialuronico, os efeitos são imediatos e repetições das aplicações são necessárias em geral de 6 meses a 1 ano.

 

Tratamento de Estria

As estrias são cicatrizes em locais onde houve estiramento excessivo da pele, levando a um rompimento prematuro das fibras. As estrias são mais prevalentes no sexo feminino e estão diretamente relacionadas a períodos de alterações hormonais, como a puberdade, gestação e obesidade. As estrias vermelhas são as chamadas estrias recentes, habitualmente possuem melhor resposta ao tratamento. As estrias brancas são mais antigas e, normalmente, apresentam respostas terapêuticas mais pobres.

 

Tratamento de Celulite

A celulite se manifesta no tecido gorduroso que se encontra embaixo da pele. Ela pode apresentar diferentes graus e existem várias modalidades terapêuticas.

 

Tratamento de Cicatrizes

Existem diferentes tipos de cicatrizes e elas devem ser avaliadas individualmente na busca da melhor opção terapêutica.

 

Melasma

Manchas amarronadas que surgem principalmente no rosto, mas que podem estar presentes em outros locais. No rosto, tem predileção em aparecer na fronte, bochechas, buço e queixo. É mais comum em mulheres. Influência genética, fatores hormonais e a exposição solar são suas principais causas. Pacientes com melasma devem utilizar filtros solares potentes em todas as etapas do tratamento para prevenir recidivas.

 

Olheiras

Aspecto escurecido da região periocular. Lembra aspecto de cansaço levando a um desconforto social. Podem ser várias as suas causas e necessitam ser avaliadas a fim de optar pela melhor forma de tratamento.

 

Tratamento para mãos

Muitas pessoas cuidam da aparência do rosto, às vezes lembram-se do pescoço e do colo, mas esquecem que as mãos que estão sempre a vista precisam também ser cuidadas. Manchas, sulcos e uma pele envelhecida podem tratadas com diversas formas terapêuticas.

 

Microdermoabrasão (Peeling de Cristal)

Técnica que consiste na esfoliação da pele com microcristais de hidróxido de alumínio. O equipamento projeta e aspira simultaneamente microcristais, que são quimicamente inertes. Como resultado, as camadas superficiais da pele são removidas, dando um aspecto de pele renovada. Além disso, estimula a produção de colágeno. O procedimento não é doloroso e o paciente não necessita de afastamento de suas atividades diárias após as sessões. As principais indicações da microdermoabrasão são: fotoenvelhecimento, cravos e cicatrizes de acne, estrias e rugas finas.

 

Criocirurgia (Nitrogênio Líquido)

É a utilização de baixas temperaturas para destruição de tecidos. Este método pode ser usado para tratamento de várias afecções benignas e também pré malignas.

 

Eletrocirurgia

Procedimento que utiliza ondas elétricas para remoção ou cauterização de lesões.

 

Xantelasma

Acúmulo de gordura na região ao redor do olho dando o aspecto de uma lesão amarelada. Pode estar associado ao aumento de colesterol. Possui várias formas de tratamento.

 

Cauterização Química

Utilização de substâncias químicas para a tratamento de lesões como manchas, verrugas, cicatrizes

 

Dermaroller ou Microagulhamento

Aparelho que realiza microfurinhos na pele para a produção de uma novo colágeno. Utilizado no rejuvenescimento facial e tratamento de cicatrizes.

Retiradas de lesões cutâneas

Podem ser realizadas através de diferentes técnicas como o shaving (remoção de lesões superficiais e não necessita dar pontos); a curetagem (também para lesões superficiais e consite na raspagem da lesão); a exérese cirúgica (para remoção de lesões mais profundas da pele, necessita de anestesia local e realização de pontos. É sempre importante o envio do material retirado para avalição histopatológica e laboratório especializado.